A construção da nova saída da A28 é uma das 25 prioridades recentemente apresentadas pela recandidata pelo PS à Câmara de Matosinhos.
A A28 e a concentração de trânsito junto à rotunda AEP está identificada pela candidatura socialista como ponto crítico em termos de mobilidade, reconhece Luísa Salgueiro, que pretende no próximo mandato construir alternativas.
A A28 é da alçada da IP – Infraestruturas de Portugal, explicou a candidata socialista, pelo que “há anos que a Câmara propõe medidas” e garante o seu pagamento. Luísa Salgueiro lembra que foi conseguida a saída direta de ambulâncias para o Hospital Pedro Hispano, no primeiro mandato, e o viaduto Vítor Oliveira, “que permite, de alguma forma, aliviar o trânsito”.
Mas não é suficiente, “e novamente a Câmara apresentou um projeto com financiamento, que obteve há poucos meses aprovação, portanto estamos a fechar o projeto para a construção de uma nova saída da A28 para a cidade evitando que se vá à rotunda”, especificou.
Por entre as 25 prioridades para os próximos quatro anos estão ainda as propostas: construir o novo Metrobus de Leça da Palmeira; defender a construção da Linha de Metro de S.M. Infesta; defender a expansão da rede de metro do Porto para Leça da Palmeira; defender a criação da terceira travessia do Rio Leça.
A ligação entre Matosinhos e Leça da Palmeira “também está muito congestionada” e, nos próximos anos com a transformação da área da antiga refinaria, irá ter uma pressão maior, por isso “é necessário haver uma nova travessia, que permita a expansão da linha de metro e tem que ser decidida já”, uma vez que os projetos de expansão de metro demoram sempre alguns anos.
Por isso, adiantou Luísa Salgueiro, “decidimos que, com as verbas que foram atribuídas ao município de Matosinhos para compensar o encerramento da refinaria, atribuir cerca de 24 milhões de euros para a construção de uma linha de metro bus, que já está adjudicada e vai ficar pronta em dezembro de 2026. Enquanto não se constrói uma nova linha de metro e enquanto estão em desenvolvimento estes projetos de expansão para esta área, importa ter uma resposta imediata. Começa muito em breve a construção da linha de metro bus, que vai ligar Matosinhos, Leça da Palmeira, Perafita, até ao Aeroporto, que entronca na estação dos Verdes, que já é Maia, para que as pessoas tenham ligação direta ao Aeroporto”.