Norte Surf Fest pretende alcançar recorde de pessoas a surfarem a mesma onda

Norte Surf Fest

De 27 a 29 de setembro, as praias do Porto e Matosinhos recebem a primeira edição do festival, inteiramente dedicado ao universo do Surf.

O programa apresenta conversas com especialistas nacionais e internacionais, competições de escolas de surf, ações educativas sobre segurança aquática e salvamento, um mercado especializado, e ainda, o ponto alto do festival: a tentativa de quebrar o recorde mundial do maior número de surfistas a surfar uma onda, em simultâneo.

Promovido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP), o Norte Surf Fest chega às praias Internacional (no Porto) e de Matosinhos (Matosinhos) para uma grande celebração do surf. Nas palavras de Afonso Teixeira, Diretor Executivo da AESP, “há uma grande comunidade de surf no norte do país, mais especificamente nas cidades do Porto e Matosinhos, com uma história e uma cultura muito próprias. Este evento pretende afirmar-se como a plataforma para contar essa história e mostrar essa cultura ao mundo. Será um momento de união e partilha de toda a comunidade, entre si e com convidados e parceiros de todo o mundo. A tentativa de quebrar o recorde mundial para o maior número de surfistas na mesma onda, será o momento máximo desta união e permitirá juntar, num mesmo momento, numa mesma onda, toda a comunidade que vive em torno deste estilo de vida único.”

Um dos maiores destaques desta primeira edição é a tentativa de ultrapassar o recorde mundial para o maior número de surfistas a deslizar a mesma onda, em simultâneo. O recorde atual, de 110 surfistas, foi estabelecido na Cidade do Cabo, África do Sul, a 4 de outubro de 2009. O festival pretende reunir cerca de 500 participantes para alcançar este feito, destacando a união e o envolvimento da comunidade.

Com o objetivo de reunir e envolver a comunidade nacional de amantes da praia e dos desportos de ondas, o Norte Surf Fest aposta em “Surf Talks”, palestras que vão abordar temas como sustentabilidade, tecnologia, inovação, história, cultura e regulamentação do surf. Especialistas nacionais e internacionais como Sam George, Nick Carroll, Ed Atkin e Nick Hounsfield vão discutir os avanços mais recentes, incluindo a tecnologia de geração artificial de ondas, com o intuito de atrair investidores e decisores políticos, reforçando o potencial atrativo da região.

O “Surf School Challenge” irá colocar frente a frente as Escolas de Surf e estimular a sua união e convívio. As Escolas irão competir entre si, através de equipas compostas por alunos e treinadores, em busca de serem premiadas pela demonstração do melhor surf. É possível encontrar surfistas dentro do mar, durante todo o ano – e não apenas na época balnear – e com alguns conhecimentos básicos estes podem realmente fazer a diferença em situações de afogamento. Nesse sentido, também a iniciativa do “Surf & Rescue” irá marcar presença no festival com ações educativas sobre segurança aquática e salvamento, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos.

O projeto de formação tem vindo a treinar surfistas e nadadores salvadores para terem habilidades de salvamento e de suporte básico de vida nos últimos cinco anos. Ainda na área educativa, o festival promove ações de limpeza de praia.

O fim de semana fica completo com as “Conversas à Nortada”, que vão juntar diferentes gerações de surfistas locais, dj sets ao fim da tarde, e ainda, o “MARcado”, mercado ao ar livre, na marginal da praia, que promove produtos e serviços dos empreendedores locais e o turismo regional, oferecendo produtos únicos relacionados com o surf, o mar e muito mais. O Norte Surf Fest é promovido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, com o patrocínio dos Municípios do Porto e de Matosinhos, APDL, CEiiA e Cerveja Nortada, e com o apoio do Turismo de Portugal, através da linha de financiamento Portugal Events, da Associação de Comandos – Delegação do Porto, BUONDI, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Fórum Oceano, Workin e Turismo do Porto e Norte.

O festival é de entrada livre e gratuita, à exceção das “Surf Talks” que têm um custo diário a partir de 25€.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter