Nadadores Salvadores alertam para alto risco de afogamento

Nadadores salvadores_foto Os Delfins

A Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores (FEPONS) alertou hopje para “o alto risco de afogamento”, tendo em conta as altas temperaturas e o fim da assistência a banhistas na maioria das praias.

A FEPONS recordou ainda que “existe uma relação direta entre o aumento da temperatura e o aumento da morte por afogamento em Portugal”, segundo um estudo apresentado em 2021, num congresso internacional em Espanha.

“Todos os banhistas devem frequentar as praias que ainda têm assistência” por parte de nadadores salvadores, defendeu a federação.

A 11 de agosto, a FEPONS revelou que 60 pessoas morreram afogadas nos primeiros seis meses do ano. Apesar de se ter registado uma redução relativamente ao período homólogo (68 óbitos), o número foi superior à média dos últimos seis anos (56 mortes).

De acordo com números do Observatório do Afogamento, nenhuma das mortes aconteceu em praias vigiadas.

As temperaturas máximas no continente vão estar a partir desta sexta-feira acima dos 30 graus Celsius, podendo atingir os 37 graus, cerca de cinco a oito graus acima da média para o mês de setembro, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Esta situação de tempo quente deverá persistir até ao início da semana, até dia 3”, disse à Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, do IPMA.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter