Museu Fundação Gramaxo é “uma das coisas mais bonitas que a Maia já recebeu”

Fundação Gramaxo_Foto A Santos (4)

A obra que a Fundação Gramaxo inaugurou ontem é considerada pelo presidente da Câmara da Maia, “uma das coisas mais bonitas e mais importantes que a Maia já recebeu, nos últimos tempos, da iniciativa privada”.

Silva Tiago foi um dos convidados da inauguração, que contou com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e sublinhou a importância deste espaço da Fundação Gramaxo, que inclui a sede/Museu e vários espaços culturais na Quinta da Boa Vista, no centro da Maia, com oito hectares de espaço verde.

O presidente da Câmara mostrou-se muito agradado com a obra, para cujo projeto foi chamado um dos melhores, “o Prémio Nobel da Arquitetura, que é o arquiteto Siza Vieira”. Por isso, o autarca maiato classificou de “muito inteligente” a ideia da fundadora Maria de Fátima Gramaxo de constituir a Fundação e de levar por diante esta obra cultural.

O Arquiteto Siza Vieira foi um dos convidados de honra da cerimónia inaugural. Na breve intervenção que realizou no auditório, o autor do projeto da sede/museu Fundação Gramaxo referiu que este era um dia muito feliz, aproveitando para “agradecer a possibilidade” que lhe foi dada “para fazer este projeto”.

Esta obra custou dois milhões de euros. A sede da Fundação inclui o Museu – onde está patente a exposição permanente da coleção de Maria de Fátima Gramaxo e a exposição temporária de 15 artistas com curadoria de Maria de Fá Lambert – além da Casa da Eira, já pronta a receber as brincadeiras das crianças – espaço vocacionado para oficinas pedagógicas e outros eventos orientados para o público infanto-juvenil -, e da estrutura de exposição de carros a cavalo, ou familiarmente chamada a “Casa dos Coches”, onde estará em permanência uma mostra de carros antigos ou coches.

Toda a propriedade fica dependente da Fundação Gramaxo, que a coloca à disposição da população. É o legado da família Gramaxo.

Já se encontra delineado um programa cultural para os próximos três meses e que pode ser consultado no site da fundação gramaxo.

No próximo sábado, propõe-se às 10h30 a oficina infantojuvenil Estórias de Dentro para Fora, para crianças com mais de 6 anos, na Casa da Eira, e pelas 11h00 visitas especiais com a curadora e com a colecionadora Maria de Fátima e Jorge Gramaxo. Pelas 18h30, está agendado um Concerto à Luz das Velas com o violinista Radu Ungureanu.

Arq Siza Vieira na inauguração do Museu (imagem: reprodução de Facebook da Fundação Gramaxo)
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter