Sede/Museu da Fundação Gramaxo, na Maia, é inaugurada amanhã com presença do ministro da Cultura

Fundação Gramaxo_Foto A Santos

A sede da Fundação Gramaxo ficou concluída em 2021, com projeto do arquiteto Siza Vieira. A casa é também Museu e a obra será inaugurada amanhã, pelas 18h00, com a presença do ministro da Cultura.

O diretor geral, Jorge Gramaxo, em entrevista à rádio NoAr e Notícias Primeira Mão, refere que este projeto resulta de uma vontade de sua mãe de integrar um projeto de família na sociedade maiata, sem desvincular as raízes de 350 anos de história, e preservando um espaço de natureza importante para a cidade da Maia.

A Fundação foi criada há 10 anos por Maria de Fátima Gramaxo, proprietária da Quinta da Boa Vista, com oito hectares de espaço verde, preservados com o conjunto da casa particular e agora também da sede/Museu, além dos restantes edifícios, como a Casa da Eira e a “Casa dos Coches”.

Esta obra a ser inaugurada amanhã custou dois milhões de euros. A sede da Fundação inclui o Museu – onde está patente a exposição permanente da coleção de Maria de Fátima Gramaxo e a exposição temporária de 15 artistas com curadoria de Maria de Fá Lambert – além da Casa da Eira, já pronta a receber as brincadeiras das crianças – espaço vocacionado para oficinas pedagógicas e outros eventos orientados para o público infanto-juvenil -, e da estrutura de exposição de carros a cavalo, ou familiarmente chamada a “Casa dos Coches”, onde estará em permanência uma mostra de carros antigos ou coches.

Toda a propriedade fica dependente da Fundação Gramaxo, que a coloca à disposição da população. É o legado da família Gramaxo.

Na inauguração da sede/Museu, os visitantes terão à disposição para visitar uma exposição intitulada “Cores vistas de dentro para fora”, com curadoria de Maria de Fátima Lambert, que revela que a conjugação das peças contemporâneas e das clássicas é uma visão da proprietária do espaço.

Assim, na coleção de Maria de Fátima Gramaxo podem ser observadas peças de arte decorativa, quadros (com alguns autores de referência), mobiliário, pratas, joias de família, sendo que algumas das peças mais antigas datam do século XVI.

Numa outra ala do Museu, a arte avança para a perspetiva dos artistas contemporâneos, com peças em diferentes materiais, como vidro, têxtil, ferro, madeira, e sempre em ligação e contacto com a natureza e apelo do verde, que se pode observar a partir das janelas/telas desenhadas por Siza Vieira.

Já se encontra delineado um programa cultural para os próximos três meses e que pode ser consultado no site da fundação gramaxo.

No próximo sábado, propõe-se às 10h30 a oficina infantojuvenil Estórias de Dentro para Fora, para crianças com mais de 6 anos, na Casa da Eira, e pelas 11h00 visitas especiais com a curadora e com a colecionadora Maria de Fátima e Jorge Gramaxo. Pelas 18h30, está agendado um Concerto à Luz das Velas com o violinista Radu Ungureanu.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter