Vídeo, conferência e conversa no âmbito do ‘Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha 2022’

Foto de Arquivo de Notícias Primeira Mão

Na sessão de encerramento da primeira edição do ‘Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha’, (PMAJAR), que terá lugar no dia 14 de fevereiro, pelas 18h30, no Fórum da Maia, será exibido o vídeo sobre a obra premiada, o ISMAI – Estádio, intitulado “Campo-Ponte-Praça”, realizado por Mariana Bártolo, e proferida uma conferência pelos arquitetos Pereda | Pérez designada “Ideias e Coisas”.

A sessão acabará com uma conversa entre a realizadora, os arquitetos conferencistas e Luís Pinheiro Loureiro, um dos co-autores da obra distinguida.

O vídeo “Campo-Ponte-Praça” resulta do olhar da realizadora Mariana Bártolo sobre a forma como o espaço do ISMAI – Estádio acolhe e é apropriado pelas pessoas que o usam, com o desejo de o mostrar a um público maior, aproximando-o da arquitetura.

Na conferência “Ideias e coisas”, a dupla de arquitetos de Navarra Pereda | Pérez partilhará a sua “busca pela permanência das ideias nos espaços (coisas), que têm desenhado ao longo de duas dezenas de prática profissional”.

“Trata-se de uma comunhão feliz com os objetivos do Prémio, plasmados na obra ganhadora da sua primeira edição, e com a obra de João Álvaro Rocha, com quem aqueles arquitetos se cruzaram”, refere a organização em nota de imprensa.

Com esta sessão, conclui-se a atribuição do prémio não pecuniário, que em momentos anteriores incluiu a edição de um catálogo e uma visita à obra ISMAI – Estádio; completando-se assim, este ciclo de divulgação da arquitetura no movimento de aproximação à comunidade.

Mariana Bártolo é cineasta, performer e artista multimédia. Sendo maiata, vive entre Portugal e a Alemanha. Entre vários filmes e documentários realizados destaca-se a estreia em 2023 em Cannes da curta-metragem “As gaivotas cortam o céu” co-escrita e co-realizada com Guillermo García López.

Pereda | Pérez | ARQUITECTOS foi fundado em 2005, em Pamplona, pelos arquitetos Carlos Pereda Iglesias y Óscar Pérez Silanes. A sua atividade profissional divide-se entre a prática de arquitetura e o ensino na Escola de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid ETSAM e na Universidade de Saragoça EINA, assim como em diversos cursos noutras instituições. A sua obra tem sido objeto de atribuição de prémios e publicada em numerosas revistas, publicações e exposições nacionais e internacionais.

O ISMAI – Estádio é constituído pela obra do campo de futebol, pista de atletismo, courts de ténis e estruturas complementares que “requalificou a relação entre os edifícios do campus e entre estes e a paisagem incluindo o estádio e o horizonte marcado pela linha de metro através da sensibilidade à topografia”, como refere o júri em ata.

Os arquitetos autores do ISMAI – Estádio, José Carlos Loureiro (1925-2022), José Manuel Loureiro (1951) e Luís Pinheiro Loureiro (1984) são uma família de três gerações de arquitetos, todos formados na que é hoje Faculdade de Arquitetura do Porto, e Escola Superior de Belas Artes do Porto na altura em que estudavam os dois mais velhos. As duas gerações mais novas dão continuidade ao GALP — Gabinete de Arquitectura Loureiro Pádua. O construtor foi a LUCIOS Engenharia e Construção e o dono da obra, entusiasta do seu património, é Maiêutica – Cooperativa de Ensino Superior – C.R.L..

Organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte, o Prémio, não pecuniário, de iniciativa autárquica e com periodicidade bienal, destina-se à valorização, reconhecimento e promoção de Edificações e Espaços Públicos, localizados no município da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana, sendo dado por isso relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda.

A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 – 2014) ao ‘Prémio Municipal de Arquitectura’ como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter