Municípios da Área Metropolitana do Porto apresentaram projetos de 5,5 milhões para incluir no PTRR

Pedro Duarte_Foto AMP

Os concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) incluíram 390 projetos de 5,5 mil milhões de euros nas suas propostas para o PTRR, incluindo um encabeçado pelo Porto para uma estrada alternativa à Via de Cintura Interna (VCI).

Pedro Duarte, presidente metropolitano, disse ainda não ter um custo quantificado para esta via alternativa, mas que a ideia é ser uma ligação “entre o sul e o norte, que começaria começar em Gaia, ou Gondomar, ou eventualmente Valongo, e depois passar no Porto e Maia e afins”.

O Porto incluiu 144 projetos de cerca de 1,7 mil milhões de euros, a Maia é o concelho que se segue tendo apresentado 35 projetos de 1,6 mil milhões de euros. Logo depois, o concelho de Vila do Conde trem quatro projetos que totalizam 1,1 mil milhões de euros.

 

Na lista de 390 medidas da AMP segue-se Matosinhos, com 53 medidas de 461,4 milhões de euros, São João da Madeira (nove projetos e 187,5 milhões de euros), Oliveira de Azeméis (31 projetos de 166 milhões de euros), Valongo (23 projetos de 88,9 milhões de euros), Gondomar (26 projetos de 51,6 milhões de euros), Santa Maria da Feira (sete projetos de 30,3 milhões de euiros), Santo Tirso (11 projetos de 24,25 milhões de euros).

 

Abaixo dos 20 milhões de euros estão 15 projetos de Vila Nova de Gaia (16,5 milhões de euros), oito de Espinho (14,4 milhões de euros), seis de Arouca (11,8 milhões de euros), três de Paredes (7,74 milhões de euros), cinco da Trofa (6,90 milhões de euros) e 10 da Póvoa de Varzim (5,79 milhões de euros).

O PTRR é apresentado esta terça-feira pelo Governo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter