Entre 25 e 30 de agosto, o museu apresenta Matosinhos em Escuta, uma instalação participativa aberta ao público e que convida os visitantes a deixarem o seu testemunho gravado no Arquivo na 1ª Pessoa, um projeto que existe desde a fundação do museu e que pretende recolher histórias de vida e que constitui um dos mais importantes instrumentos de preservação da memória coletiva do concelho.
A iniciativa “Matosinhos em Escuta” convida a comunidade a ouvir, recordar e a partilhar as suas memórias.
Uma câmara e um microfone disponível para todos os que quiserem contribuir para o arquivo de memórias do Museu da Memória de Matosinhos (MuMMa).
Além da instalação, o programa comemorativo integra duas atividades especiais.
Este dia 25 de agosto, às 19h30, realiza-se uma sessão da É para Adultos, hoje!, dedicada ao Jogo do Moinho, proporcionando aos participantes o contacto com um dos jogos de estratégia mais antigos da humanidade e a sua presença ao longo da história.
Amanhã, dia 26 de agosto, às 21h30, terá lugar uma Visita Noturna Dramatizada com o Visconde de Trevões, personagem histórica profundamente ligada à história do edifício. Através de um percurso encenado pelo Museu, os participantes serão convidados a descobrir episódios, curiosidades e vivências do passado de uma forma envolvente e diferenciadora.
Estas ações complementares são gratuitas.
