Uma mulher de 44 anos foi detida pela Polícia Judiciária, em Matosinhos, por suspeita de burla no esquema “Olá pai, Olá mãe”, utilizado para induzir transferências bancárias fraudulentas. A suspeita detida na última semana pode ter burlado cerca de 30 pessoas.
Segundo a PJ, a investigação concluiu que a suspeita participava no envio de mensagens em que o autor se fazia passar por um filho ou outro familiar próximo da vítima, começando por alegar estar em situação de emergência, com o objetivo de convencer à realização de transferências bancárias.
Foram identificadas várias transferências feitas pelas vítimas, cujos montantes tinham como destino contas bancárias controladas pela arguida. A mulher terá recorrido à abertura e utilização de cerca de 20 contas bancárias diferentes, com o intuito de “receber, dissipar ou ocultar os ganhos ilícitos”.
De acordo com as autoridades, os crimes aconteceram entre 2022 e 2023.
Em consequência de buscas domiciliárias, a PJ apreendeu diversos equipamentos informáticos e outros elementos de prova considerados relevantes para a investigação.