“Moontosinhos” está de volta com homenagem a Nicolau Nasoni

Moontosinhos -

O “Moontosinhos” está de regresso este ano. Estão previstas visitas aos centros históricos de Matosinhos, Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e do Porto, numa parceria com a Irmandade/Torre dos Clérigos.

A programação para este será apresentada logo à noite, neste 28 de março, Dia Nacional dos Centros Históricos, pelas 21h30, no MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos. A entrada é livre.

Em 2023 assinalam-se os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto responsável por obras do século XVIII em Matosinhos como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.
Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou uma edição especial do “Moontosinhos” dedicada a Nasoni.
Este ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos surgiu em 2013 e realizava-se todos os meses em noites de lua cheia, tendo sido suspenso durante o período pandémico.
Conduzidas pelo historiador Joel Cleto, as visitas a vários locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o concelho.

Os percursos patrimoniais têm entrada gratuita e vão contemplar os centros históricos de Matosinhos, Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e também do Porto, numa parceria com a Irmandade dos Clérigos.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter