Ministro da Educação na Qualifica atualizou número de refugiados nas escolas

Ministro da Educação_Foto CMM

 

O ministro da Educação, João Costa, em visita à Feira Qualifica, em Matosinhos, atualizou o número de alunos refugiados inseridos nas escolas portugueses, dizendo que já são “mais de 2.300”.

“Estão a ser acolhidos, integrados e acompanhados, sobretudo, no ensino do Português como língua não materna e também noutras atividades que possam estabelecer relações nas escolas (…) e, quando é vontade das famílias, que possam acompanhar o currículo ucraniano através de meios à distância que estão a ser disponibilizados pelo Governo da Ucrânia, que tem estado em contacto com vários governos de países da União Europeia para que essa possibilidade exista”.

Falta de professores é problema que está a ser analisado

 

Em declarações à margem da Qualifica – Feira de Educação, Formação Juventude e Emprego, a decorrer na Exponor, até sábado, João Costa pronunciou-se ainda sobre a falta de professores, assinalando estar no programa do Governo a resolução do problema.

“É uma das prioridades do programa do Governo fazer face à falta de professores. Não só as que já se fazem sentir, mas também as que sabemos, porque o Ministério da Educação fez este recenseamento em pormenor, que vamos ter nos próximos anos por via do volume muito grande de aposentações”, disse.

E prosseguiu: “Isto implicará um conjunto de medidas de curto prazo e de médio prazo. Tenho estado com o secretário de Estado da Educação num ciclo de reuniões com os diretores das escolas e ainda hoje tivemos duas em escolas públicas, no Norte, para recolher opiniões”.

Este ciclo de reuniões, continuou, “termina com uma primeira reunião geral com as organizações sindicais na próxima semana para então depois começarmos o trabalho mais em pormenor (…) o nosso objetivo é, em breve, começar a apresentar medidas concretas
”.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter