Metro do Porto lança quatro novas linhas (incluindo a Maia II) na sexta-feira com a presença de António Costa

Construção da linha Rubi do Metro do Porto deverá demorar quase três anos
Foto: A Santos

António Costa vai estar, esta sexta-feira, em Gondomar, para lançar o concurso público internacional para a elaboração dos projetos das quatro novas linhas do metro do Porto.

A apresentação das linhas de Gondomar II (Dragão-Souto), ISMAI-Muro-Trofa (Paradeça), Maia II (Roberto Frias-Parque Maia-Aeroporto) e São Mamede de Infesta (IPO-Estádio do Mar) vai acontecer às 10h00, no Auditório Municipal de Gondomar.

Na cerimónia será lançado o concurso para a execução dos anteprojetos e desenvolvimento de estudos de impacte ambiental.

De recordar que dois dos projetos já têm financiamento assegurado. As linhas de Gondomar e da Trofa vão ser asseguradas por fundos europeus e têm um investimento previsto de 259 milhões de euros.

Atualmente a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, estando em construção uma extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d’Este (Vila Nova de Gaia), a Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto), uma linha de metrobus entre Casa da Música e Praça do Império (aguarda-se lançamento da extensão à Anémona), e o arranque das obras da Linha Rubi (H), entre Casa da Música e Santo Ovídio, que inclui uma nova ponte sobre o rio Douro, está previsto para o final deste ano.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter