Mercados do concelho de Matosinhos combatem o desperdício alimentar com donativos

foto cm-matosinhos.pt

O município de Matosinhos pretende ser uma referência no combate ao desperdício alimentar, pelo que um dos projetos da autarquia, “Mercado Solidário”, fez uma recolha e entrega de bens alimentares para doação.

“Mercado Solidário” envolve os mercados municipais de Matosinhos e de Angeiras e que tem uma dupla vertente. Além de evitar o desperdício de alimentos frescos, apoia pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade económica.

Produtos frescos ou remanescentes das vendas são doados e recolhidos por instituições de solidariedade social, parceiras da autarquia, que asseguram a sua distribuição por famílias carenciadas.

De janeiro até julho deste ano, foram doados nos mercados municipais de Matosinhos e de Angeiras 576,58 Kg de bens alimentares que ajudaram 569 pessoas, quase tantas como durante todo o ano de 2021 (668 pessoas, com 787,2 Kg de bens alimentares).

Cerca de 1/3 de todos os alimentos produzidos anualmente a nível mundial é desperdiçado e grande parte deles é proveniente dos restaurantes, cantinas e das nossas casas. É o que revela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter