Memórias da Maia – Futebol com História

No Posto de Turismo da Maia – Maia Welcome Center – continua patente até 29 de agosto a exposição “Memórias da Maia – Futebol com História”.

«O Futebol começou a conquistar a alma do povo Português no séc. XX, apesar de haver registos da prática da modalidade desde os finais do séc. XIX. Este desporto manifestou-se timidamente a princípio, tornando-se com o passar dos anos, numa das maiores paixões nacionais.

O futebol chegou ao país pela mão, ou melhor, pelos pés, dos «estrangeirados» da alta burguesia e aristocracia, que importavam da Grã-Bretanha todas «as modas» mais recentes, entre elas, obviamente se contavam as do desporto.

Apoiado no ócio das classes dirigentes e no gosto pelas novas diversões, o jogo espalhou-se lentamente pelo país, através de novos clubes, associações e sendo praticado em escolas e colégios privados. Até ao final do século XIX, já existiam associações e clubes nas principais cidades do país.

Apresentamos o registo fotográfico de alguns clubes maiatos com tradição que estão ligados ao futebol, contribuindo para a dinâmica desportiva de um concelho onde o desporto foi, e continua a ser, sinónimo de qualidade de vida.»

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter