Membros do governo realizaram visitas de trabalho a Matosinhos na última semana

Foto: CM Matosinhos

Na última semana, o governo realizou uma jornada de visitas de trabalho ao Norte do país, tendo Matosinhos sido um dos concelhos que reuniu vários membros do executivo de António Costa, em visitas de trabalho que foram acompanhadas por elementos da Câmara Municipal.

A iniciativa “Governo mais próximo”, que visa aproximar o governo das pessoas, das empresas e das instituições passou pelo distrito do Porto.

No dia 6, o primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, e pela presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, deslocou-se ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), para conhecer o microcarro APM (Acessible People Mover), um projeto desenvolvido numa parceria entre o CEiiA e a Toyota Caetano Portugal, no âmbito das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Trata-se de um veículo elétrico multifuncional de quatro rodas, com aplicações específicas de acessibilidade e inclusão, que será oficialmente apresentado nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, em Paris, onde serão colocadas em circulação 250 unidades.

No mesmo dia, a ministra da Habitação, Marina Gonçalves, acompanhada pela administradora da MatosinhosHabit, Helena Vaz, visitou as empreitadas de requalificação de três conjuntos habitacionais.

O Conjunto Habitacional de Recarei representa um investimento de cerca de 3 milhões de euros e tem um prazo de execução de 24 meses. Ao todo, serão beneficiadas 156 habitações públicas, onde residem 322 pessoas. Também o Conjunto Habitacional de Custió representa um investimento de cerca de 3 milhões de euros e um prazo de execução de 24 meses. Ao todo, serão beneficiadas 156 habitações públicas, onde residem 322 pessoas. Já o Conjunto Habitacional de Gatões representa um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e conta com um prazo de execução de 12 meses. No total, serão beneficiadas 66 habitações públicas, onde residem 149 pessoas.

Até 2026, no âmbito da Estratégia Local de Habitação de Matosinhos, o município vai reabilitar/construir 1691 habitações num investimento de cerca de 112 milhões de euros.

Por sua vez, os ministros da Cultura, Pedro Adão e Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participaram no acordo de renovação do apoio do Governo à Casa da Arquitectura.

O valor atribuído para os próximos três anos é de cerca de 3,3 milhões de euros.

Na Lionesa Business, o vereador do Desporto da autarquia, Nuno Matos, acompanhou a visita do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Ainda em Leça do Balio, o vereador da Educação, António Pinto, marcou presença na visita do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, ao Corredor Verde do Leça.

Já em Leça da Palmeira, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, acompanhou a deslocação do secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, ao Farol da Boa Nova.

E o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, e a presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, juntaram-se à ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, para visitar a delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa.

No dia 7, no CeiiA, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, esteve presente na cerimónia de entrega à Marinha Portuguesa de dois observatórios submarinos autónomos, desenvolvidos por esta entidade.

Os Landers são plataformas flexíveis e configuráveis, têm uma autonomia energética até seis meses e são capazes de atingir os 400 metros de profundidade com o objetivo de recolha de dados físicos, químicos e biológicos no leito marinho.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter