MatosinhosHabit reforça apoios ao arrendamento

Foto: Matosinhos Habit

Tendo em conta o atual contexto socioeconómico e por forma a responder às principais necessidades da população no mercado de arrendamento, a Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit criaram novas medidas de acesso ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.

A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit, têm previsto ao longo do ano de 2023, aplicar a todas as famílias que integram o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento (PMAA), a introdução de uma nova fórmula de cálculo do apoio, sendo expectável que se traduza num aumento do valor do apoio mensal atribuído pelo município a cada família.

De acordo com Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, “esta nova fórmula de cálculo inclui a alteração dos rendimentos base de acesso ao programa, adequando o regulamento ao atual contexto socioeconómico, priorizando ainda determinadas situações sociais, nomeadamente vítimas de violência doméstica. Uma das grandes novidades é também a majoração em 10% do valor do apoio das candidaturas dos jovens”, explica.

Ao longo dos dois últimos anos, o programa tem registado uma procura crescente, dado que se apresenta como uma resposta célere e adequada a muitas famílias que, embora com dificuldades económicas, reúnem condições para se manter no mercado de arrendamento privado. O objetivo definido para este Programa em 2023 é o apoio efetivo a uma média de 800 famílias por mês.

O PMAA apoia economicamente os munícipes beneficiários, através de uma comparticipação mensal de uma parte do valor da renda. A operacionalização deste programa, está delegada na empresa municipal desde 2009, sendo efetuada pelos serviços a análise das candidaturas e a sua constante reavaliação, conforme o regulamento.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter