MatosinhosHabit define medidas estratégicas para atingir neutralidade carbónica em 2030

Reunião neutralidade carbónica MatosinhosHabit_Foto MatosinhosHabit

A empresa municipal aposta em materiais de construção recicláveis e sistemas de eficiência energética para diminuir as emissões de carbono do edificado municipal. O Conjunto Habitacional da Guarda será intervencionado com uma abordagem mais sustentável no próximo mês.

A empresa participou na sessão de reflexão estratégica “Matosinhos Neutralidade Carbónica 2030” de que resultou um plano de ação com medidas e soluções para se reduzir em 85% as emissões de carbono e se limitar a subida média de temperatura em 1,5 graus no concelho. O grande objetivo é atingir a neutralidade carbónica em 2030, antecipando a descarbonização prevista para o ano de 2050.

A sessão de trabalho incidiu sobre quatro áreas de atuação: energia; mobilidade sustentável; ação do município e envolvimento das partes interessadas; financiamento.

Foram também definidas várias iniciativas para dinamizar e motivar a participação da comunidade no processo de descarbonização do concelho.

A intervenção no edificado municipal gerido pela MatosinhosHabit conta com várias práticas sustentáveis e de poupança energética, como a utilização de materiais de construção recicláveis, resistentes e eficientes, que contribuem, direta ou indiretamente, para a redução das emissões de carbono.

Em nota de imprensa, a empresa municipal dá um exemplo prático – a reabilitação do Conjunto Habitacional da Guarda FFH (Fundo de Fomento Habitacional), em Perafita.

Trata-se de um projeto de beneficiação energética de 12 habitações, incorporando materiais mais eficientes e recorrendo a sistemas de poupança de energia e de eficiência térmica como, por exemplo, o sistema térmico de isolamento exterior (ETICS) e o sistema de águas quentes solares (AQS).

A 2ª fase desta obra arranca já em março e ficará concluída no primeiro trimestre de 2024, prevendo um investimento de cerca de 1 milhão e 175 mil euros.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter