Matosinhos reforça bombeiros e proteção civil com investimento de mais de 7 milhões de euros

Foto A Santos

 

A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou esta quarta-feira, em reunião de executivo, um investimento global de 7,2 milhões de euros destinado a reforçar a formação, capacidade operacional e o apoio às quatro corporações de Bombeiros e às Unidades Locais de Proteção Civil do concelho.
Este pacote financeiro, contemplando o período 2026 a 2029, representa uma das maiores apostas municipais dos últimos anos na área da proteção civil, consolidando um modelo de resposta que combina formação altamente especializada, equipas permanentes de intervenção e estruturas de proximidade ao nível das freguesias.

O maior volume de investimento, cerca de 4,8 milhões de euros, será destinado ao funcionamento das Equipas Operacionais de Bombeiros (EOB), que asseguram uma resposta permanente e articulada às operações de proteção civil. “Estas equipas, criadas pelo município, são hoje um pilar essencial do dispositivo municipal de socorro, garantindo prontidão 24 horas por dia, 365 dias por ano”, refere uma nota informativa da autarquia.

A este montante soma‑se ainda 1,5 milhões de euros para as Equipas de Intervenção Permanente (EIP), constituídas em 2021 e financiadas em partes iguais pelo município e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Estas equipas asseguram uma resposta qualificada e imediata, reforçando a capacidade de atuação em situações de emergência complexa.

O município atribui também 480 mil euros às quatro associações humanitárias, através de um subsídio plurianual destinado ao desenvolvimento das suas atividades humanitárias, contribuindo para a respetiva estabilidade financeira.

Cerca de 260 mil euros serão aplicados na formação avançada dos bombeiros, através de cursos ministrados pelo Centro de Formação SEGANOSA, uma entidade internacionalmente reconhecida pela qualidade técnica e pela capacidade de preparar operacionais para cenários de elevada exigência.

Finalmente, 85 mil euros serão investidos neste caso apenas em 2026 no reforço das Unidades Locais de Proteção Civil das freguesias, estruturas de proximidade que desempenham um papel fundamental na prevenção, sensibilização e apoio à gestão de ocorrências. Este apoio inclui equipamentos específicos e formação adequada.

Luísa Salgueiro, citada nesta nota informativa, sublinha que se trata de “um investimento que traduz o compromisso inequívoco de Matosinhos com a segurança das populações e com a valorização dos nossos bombeiros, que todos os dias garantem a proteção e o socorro no concelho”.
A presidente da autarquia sublinha que “Matosinhos foi o primeiro Resilient Hub das Nações Unidas na Península Ibérica, e isso obriga‑nos a estar na linha da frente da preparação, da prevenção e da resposta. Desenvolver soluções permanentes e inovadoras como a equipa do salvamento balnear todo o ano, criar o Centro Municipal de Operações de Socorro, reforçar a formação, assegurar meios permanentes de resposta e apoiar as estruturas locais de proteção civil é garantir que o concelho está preparado para enfrentar qualquer emergência com eficácia, prontidão e responsabilidade”.

Recorde-se que Matosinhos passou a ser Resilient Hub em 2022. Os Resilient Hubs são cidades reconhecidas pela ONU como polos de excelência em políticas de resiliência, gestão de risco, proteção civil, adaptação climática e preparação para emergências, funcionando como centros de partilha de boas práticas para municípios em todo o mundo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter