Matosinhos refletiu sobre “Tráfico de Seres Humanos Além-Fronteiras”

Matosinhos refletiu sobre “Tráfico de Seres Humanos Além-Fronteiras”
Imagem CMM

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Matosinhos recebeu esta semana o seminário “Tráfico de Seres Humanos Além-Fronteiras: Reflexões acerca de práticas de articulação internacional na resposta às vítimas de tráfico”, uma iniciativa da Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos (TSH) em parceria com a Câmara Municipal.

A iniciativa, com transmissão online, teve como principal objetivo promover o debate sobre as mais valias e complexidades da articulação internacional no combate a este crime. Marcaram presença, nas várias mesas de trabalho ao longo do dia, oradores especialistas na temática do Tráfico de Seres Humanos, oriundos não só de vários locais de Portugal, mas também de Espanha e da Roménia, com destaque para a participação de Manuel Albano, Relator Nacional para o tráfico de seres humanos em Portugal.

A Câmara Municipal de Matosinhos integra a Rede Regional do Norte de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico Humano, uma Rede de parceiros que trabalha com o objetivo de prevenir e combater este crime, assim como dar assistência às vítimas.

Recorde-se que o Tráfico de Seres Humanos é uma das mais graves violações dos direitos humanos. Em 2020, Portugal foi principalmente país de destino de vítimas de tráfico de seres humanos, com um total de 219 vítimas sinalizadas no nosso país.

As autoridades afirmam que o tráfico de seres humanos é uma realidade no nosso país e que, em caso de dúvida, a situação deve ser denunciada para o número: 964 608 288 – Equipa de Assistência a Vítimas de Tráfico Humano, da Associação para o Planeamento da Família.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter