“Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa”

AlessandroCabodoMundo

A Matosinhos Surf School Cup 2021, competição de escolas de surf que vai passar por várias praias do concelho até 5 de dezembro, com nova etapa já este domingo (dia 21), tem uma iniciativa de recolha de lixo nos areais por onde a competição passa. “Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa” é o nome da ação promovida por Câmara Municipal de Matosinhos, Associação de Escolas de Surf de Portugal e Sociedade Comercial C. Santos.

O objetivo desta iniciativa para recolha de lixo nas praias é contribuir para o esforço de sensibilização para a redução do desperdício. Promover a literacia sobre os oceanos e a necessidade urgente de proteção e preservação dos mares é outra razão-chave da ação “Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa”.

Esta recolha de materiais não biodegradáveis nos areais das praias onde a competição vai realizar-se tem um forte lado comunitário, pelo que é fortemente encorajado pela organização que essa recolha seja feita em equipas de amigos, familiares e, até, colegas de trabalho. Cada equipa transportará o seu saco, que é colocado num espaço reservado para o efeito.

Mais do que a recolha do lixo neste momento, a iniciativa “Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa” pretende chamar à atenção das populações para a ameaça do lixo marinho e as boas práticas para a sua prevenção. Além de convidar quem passar pelas praias da Matosinhos Surf School Cup 2021 a recolher resíduos em sacos disponibilizados para o efeito, o objetivo da Câmara Municipal de Matosinhos, da Associação de Escolas de Surf de Portugal e da Sociedade Comercial C. Santos é passar informação de sensibilização para a urgência de ter comportamentos sustentáveis no dia a dia, em nome da proteção ambiental do nosso planeta.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter