Matosinhos realizou “Passeio das Acessibilidades”

Foto de CM Matosinhos

A Câmara de Matosinhos assinalou este domingo, dia 20, o Dia Nacional das Acessibilidades com um ‘Passeio das Acessibilidades’, um desafio colocado pela Associação Salvador, entidade que promove a inclusão e o apoio às pessoas com deficiência motora em Portugal, a que a autarquia aderiu.

A proposta da associação foi a de caminhar pelas ruas do município com o objetivo de testar e verificar os principais problemas de acessibilidade num trajeto previamente definido.

O arranque da iniciativa aconteceu na Câmara Municipal com uma reunião informal de um grupo de trabalho multidisciplinar criado com o objetivo de, em conjunto com o provedor municipal das Pessoas com Deficiência, trabalhar colaborativamente nas questões de acessibilidade do concelho.

A conversa serviu para abordar alguns problemas concretos de acessibilidade do concelho, mas também para falar da importância da formação e sensibilização dos técnicos municipais responsáveis pelos projetos para as questões de acessibilidade, ou ainda para transmitir e discutir sobre algumas dificuldades inerentes às candidaturas do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) neste âmbito.
Seguiu-se o ‘Passeio das Acessibilidades’ pelo concelho, uma iniciativa que contou com a participação de alguns membros do executivo municipal.

O passeio pelo concelho teve início com um trajeto pedonal da Câmara Municipal até à paragem de autocarro de Matosinhos na rua 1º de Maio, seguindo-se uma viagem de autocarro na linha UNIR 104/5001 com paragem na rua João Mendonça, o que permitiu testar a acessibilidade instalada nos equipamentos/autocarros da nova rede UNIR. Neste âmbito da mobilidade e transportes, a autarquia implementou a recente medida de gratuitidade dos passes municipais do serviço público de transporte de passageiros, que inclui as pessoas com doenças degenerativas de natureza crónica ou com incapacidade permanente, de grau igual ou superior a 60%, residentes em Matosinhos.

O ‘Passeio das Acessibilidades’ continuou com um percurso pedonal até à Piscina da Senhora da Hora com o objetivo de analisar e observar as melhorias implementadas nas condições de acessibilidade no interior deste equipamento, nomeadamente, no acesso ao tanque da piscina municipal, melhoria essa executada nas sete piscinas municipais do concelho.
Foi, depois, efetuado o trajeto contrário, com a inclusão de um percurso de Metro linha A (azul), sentido ‘Senhor de Matosinhos’.

O município aproveitou ainda o momento de celebração para abordar a importância de ser dado seguimento ao Plano de Promoção Municipal de Acessibilidades– em curso e consolidação, reforçando a necessidade de dar continuidade ao Diagnóstico dos Equipamentos Municipais, com proposta de melhoria efetiva e implementação.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter