Matosinhos quer que se retome construção de viaduto sobre A28 por ser decisivo

Câmara de Matosinhos (Foto de arquivo de cm-matosinhos.pt)

 

A Câmara Municipal de Matosinhos espera que a construção da passagem superior sobre a Autoestrada 28 (A28) para ligar a Barranha e a Cruz de Pau, suspensa há seis meses, retome rapidamente porque é “decisiva” para o concelho.

Depois de questionada pelo vereador do PSD, Bruno Pereira, na reunião pública do executivo municipal, a presidente da Câmara afirmou no final do encontro: “Vamos tentar finalmente encontrar uma solução que garanta que se ultrapassem as dificuldades e que a obra retome, que é isso que nós pretendemos”.

Esta obra arrancou em janeiro de 2021, mas foi suspensa em setembro devido a um “diferendo” entre a empresa projetista e a construtora.
Revelando que hoje mesmo iria ter uma reunião entre as partes envolvidas na empreitada para chegar a um entendimento, a autarca aproveitou para pedir desculpa às pessoas pelos transtornos causados.

Pedindo ainda compreensão, Luísa Salgueiro admitiu que, após esta reunião, acredita que nos próximos dias já terá uma perspetiva sobre as etapas seguintes de todo o “enorme problema” que existe em torno da construção do viaduto que é “decisivo” para o concelho de Matosinhos, no distrito do Porto.

A socialista explicou que a câmara tem dois contratos, um com a empresa construtora que ganhou o concurso e outro com a empresa projetista.
“Há duas entidades que aqui estão em discussão, mas depois há ainda a Infraestruturas de Portugal (IP) que autoriza a obra dado estarmos a falar de uma infraestrutura sobre uma estrada que é da responsabilidade da IP”, ressalvou.

O projeto prevê a execução de uma passagem superior sobre a A28 que permite a ligação rodoviária entre a Barranha e a Cruz de Pau, num investimento de 3,8 milhões de euros.

A empreitada engloba a realização de um novo arruamento com cerca de 500 metros, uma passagem superior sobre a A28 com cerca de 42 metros de vão e a demolição/reposição da bancada do topo norte do Estádio do Mar.

O novo arruamento inicia-se junto à EB Estádio do Mar, serve a entrada do topo norte do Estádio do Mar e o Pavilhão dos Desportos, com a consequente reformulação da zona de parqueamento, e termina numa nova rotunda na ligação com a rua da Barranha.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter