Matosinhos prepara o novo Plano Diretor de Drenagem de Águas Pluviais

Foto de Arquivo: CM Matosinhos/Francisco Teixeira

Dentro de um ano, o Município de Matosinhos terá um novo instrumento que lhe permitirá gerir, de uma forma mais correta e sustentável, as águas pluviais do concelho, anuncia a autarquia liderada por Luísa Salgueiro, numa nota informativa.

O primeiro passo é a caraterização do território, trabalho, “rigoroso e exaustivo”, que a Indaqua Matosinhos encomendou ao Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade do Porto.

O processo arrancou no início do mês de fevereiro e envolve o levantamento cadastral da rede de drenagem de águas pluviais e a identificação de zonas críticas do concelho, arruamento a arruamento.

Por se tratar de uma infraestrutura enterrada, a rede de drenagem de águas pluviais é apenas acessível por intermédio do levantamento das caixas de águas pluviais. Entre outros aspetos, será medida a profundidade a que a tubagem se encontra instalada, e o seu diâmetro e material, e avaliado o seu estado de conservação. O levantamento permitirá ainda identificar se o efluente que circula no interior da tubagem é de água limpa (águas freáticas ou de chuva) ou se tem focos pontuais de saneamento que importa eliminar.

O mesmo processo será aplicado às sarjetas que drenam a água da chuva à superfície.

Depois de concluída a caracterização do território, segue-se a elaboração do Plano Diretor de Drenagem de Águas Pluviais, um instrumento que servirá para orientar a implementação de estratégias integradas de gestão, que se baseiem num perfeito conhecimento do território municipal e dos sistemas de drenagem existentes, especifica ainda a nota da Câmara de Matosinhos.

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter