Matosinhos: Medalha de Mérito Cultural para Luís Ferreira Alves

Matosinhos: Medalha de Mérito Cultural para Luís Ferreira Alves
Imagem CMM

O Ministério da Cultura atribuiu a Medalha de Mérito Cultural ao fotógrafo Luís Ferreira Alves numa cerimónia que decorreu na Casa da Arquitectura e que contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, de Palmira Macedo, presidente da Assembleia Municipal, dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, e de Nuno Sampaio, diretor da Casa da Arquitectura.

A Medalha de Mérito Cultural é uma distinção criada pelo Ministério da Cultura para distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de ação ou divulgação cultural.

Luis Ferreira Alves nasceu em Valadares, Vila Nova de Gaia, em 1938. Secionista ativo do Cineclube do Porto, nos idos de 50, cofundador da Secção de Formato Reduzido e Cinema Experimental, fez parte da equipa que realizou o documentário “Auto da Floripes”. Em 1962 foi preso pela PIDE e julgado no Tribunal Plenário do Porto, tendo sido compulsivamente afastado do Banco Ferreira Alves & Pinto Leite onde até então trabalhava junto de seu pai. Exerceu então variadíssimas atividades comerciais que lhe deixaram pouco tempo para os seus projetos pessoais.

No início dos anos 80 retomou, como amador, intensa atividade fotográfica. Especializou-se na fotografia de arquitetura, património e território sendo publicado regularmente em revistas de todo o mundo. Colabora intimamente com arquitetos da chamada Escola do Porto nomeadamente Eduardo Souto Moura cuja obra tem sistematicamente acompanhado.

Realizador de vídeos de arquitetura e culturais, tem dezenas de livros editados e realizado inúmeras exposições.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter