Matosinhos lança este sábado Carta Municipal do Clima

Clima Matosinhos

 

 

A iniciativa é do Conselho Municipal da Juventude de Matosinhos.
O Conselho Municipal da Juventude de Matosinhos lança, este sábado, a Carta Municipal do Clima, uma ferramenta que pretende alertar para a importância da preservação ambiental, para o desenvolvimento sustentável e para a implementação de boas práticas ambientais que respeitem o ambiente.
Esta plataforma digital, dinâmica e participativa, com várias funcionalidades, pretende dar aos jovens uma voz ativa na definição das políticas ambientais do concelho.

A atriz e influencer Catarina Gouveia e o apresentador e influencer João Manzarra, ambos defensores das causas ambientais e de um estilo de vida sustentável, são as principais caras do projeto.

Recorde-se que Portugal assumiu o compromisso do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que prevê que a neutralidade carbónica deve ser alcançada a nível global até 2050 para evitar o colapso climático.

A sessão de apresentação da Carta Municipal do Clima terá lugar no Posto de Turismo de Matosinhos, pelas 11h00, e contará com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal e vereador da Juventude, Carlos Mouta.

Antes, pelas 09h30, será hasteada, no Edifício dos Paços do Concelho, a bandeira da Carta do Clima. De seguida, haverá um percurso de bicicleta ou de outros meios de mobilidade não poluente, por vários locais do concelho, com início no Jardim Basílio Teles e fim no Posto de Turismo.

Com a Carta Municipal do Clima, pretende-se envolver a comunidade juvenil concelhia na discussão e construção de uma política ambiental sustentável, assumindo um sério compromisso de implementação de medidas concretas.

A apresentação da plataforma insere-se no programa comemorativo do Dia Nacional da Juventude, que se assinalou a 28 de março.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter