Matosinhos investe nas IPSS’s para criar 120 novas vagas para terceira idade e deficiência

 

A autarquia de Matosinhos apoia instituições de solidariedade social com 1,2 milhões de euros para obras.

A Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu esta verba para a criação de 120 novas vagas em equipamentos sociais das áreas da terceira idade e deficiência.

A decisão foi tomada por unanimidade ontem pelo executivo Municipal, na reunião de câmara pública, a última do ano e que decorreu na Senhora da Hora.

O apoio da autarquia surge na sequência das candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em terreno cedido pela autarquia, em frente à EB de Matosinhos, a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos submeteu em fevereiro deste ano uma candidatura ao PRR para a construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com capacidade para acolher 60 pessoas.

O financiamento pelo PRR de mais de 2 milhões de euros foi aprovado em julho, mas como suporta apenas a infraestrutura, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu atribuir um apoio até 664 mil euros à Santa Casa para a construção da ERPI.

A AAJUDE- Associação de Apoio à Juventude Deficiente candidatou, em fevereiro, a construção de um Lar Residencial para 30 pessoas e a criação de 30 novas vagas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). Em março de 2020, recorde-se, a autarquia cedeu à AAJUDE em regime de comodato a Escola EB1/JI da Portela pelo período de 25 anos para a criação de Lar Residencial e CACI. O financiamento foi aprovado em agosto e envolve cerca de 1500 euros (sem IVA), sendo que agora a autarquia contribui com 507 mil euros para as empreitadas do Lar Residencial e do CACI.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter