Matosinhos inaugura esta tarde campo “street basket” e pista de atletismo

Esta quinta-feira, em Matosinhos, são inauguradas pelas 18h15 e 19h00, respetivamente, as intervenções no novo campo de Street Basket em Perafita, junto à praia (e ao complexo desportivo do Aldeia Nova) e a requalificação da pista de atletismo da Zona Desportiva Municipal de Leça da Palmeira. A entrada é gratuita em ambos os eventos.

O novo equipamento campo “3×3 BasketArt” tem uma intervenção de arte urbana, por parte do artista Fedor, e ficará disponível para a prática informal de basquetebol por parte da população, numa dinâmica semelhante àquela que já se verifica no parque “os Físicos” desde início de junho e que, a partir da próxima semana, estará também disponível em mais dois locais, um junto ao kartódromo do Cabo do Mundo e outro junto à praia da Agudela.

Este é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção da modalidade desenvolvido pela Federação Portuguesa de Basquetebol, que tem como objetivo trazer a prática do basquetebol para a rua, segundo o conceito “street basket”, para atrair mais praticantes numa ótica inclusiva e massificada.

A criação e dinamização destes campos no concelho resultam de um acordo entre a Câmara de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Associação de Basquetebol do Porto.

Já em Leça da Palmeira, cerca das 19h00, tem lugar a inauguração da requalificação da pista de atletismo da zona desportiva municipal.

A obra, no valor de 182.912 euros foi efetuada pela Matosinhos Sport ao abrigo do contrato “in-house” existente com a Câmara Municipal.

A obra sofreu atraso, uma vez que a aplicação dos materiais carece de um percentual de humidade extremamente baixo, caraterística que não se compadeceu com os sucessivos períodos de chuva no final de 2022 e início deste ano.

Em Matosinhos, segundo dados de 2022, existem mais de 800 praticantes de atletismo registados na Associação de Atletismo do Porto, bem como, cerca de 130 triatletas registados na Federação de Triatlo de Portugal.

Assim, a conclusão desta obra é fundamental para o associativismo desportivo matosinhense, mas também ficará disponível a outros clubes e a entidades particulares ou atletas individuais.

 

 

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter