Matosinhos em Fórum das Nações Unidas

Luisa Salgueiro nas Nações Unidas

Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, participou num encontro com autarcas em Genebra.

O Município de Matosinhos marcou presença na segunda edição do Fórum de Presidentes de Câmara, que decorreu, nos dias 4 e 5 de abril, em Genebra, na Suíça.

Organizado pela UNECE (Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa), o encontro versou sobre a recuperação da pandemia por COVID-19 ao mesmo tempo que se avança na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030).

A Presidente da Câmara de Matosinhos foi uma das oradoras convidadas do painel dedicado à experiência das cidades, na área da resiliência, na resposta quer à emergência face às alterações climáticas quer aos impactos socioeconómicos da COVID-19.

Luísa Salgueiro deu conta do trabalho desenvolvido em Matosinhos, em articulação com várias entidades, no combate à pandemia, do ponto de vista sanitário, mas também no apoio socioeconómico às famílias, às empresas, à restauração e à cultura.

A criação do Fundo de Emergência Municipal, a disponibilização gratuita de equipamentos de proteção individual comunitária certificada a toda a população, a entrega ao domicílio de bens essenciais (alimentos ou refeições confecionadas, medicamentos e produtos de higiene) à população isolada, a vistoria das condições de segurança e a implementação dos planos de contingência nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas foram algumas das medidas tomadas pelo Município.

No que diz respeito ao combate às alterações climáticas, a autarca de Matosinhos referiu a identificação, monitorização e avaliação dos riscos que afetam o território como o galgamento costeiro e as inundações urbanas.

Luísa Salgueiro adiantou que, no âmbito da campanha das Nações Unidades “Construindo Cidades Resilientes 2030”, o município de Matosinhos irá submeter a sua candidatura ao projeto “Resilience Hubs”, assumindo o compromisso de agir perante os riscos de catástrofes e das alterações climáticas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter