Matosinhos e Vilagarcia de Arousa vão apostar em novas atividades para atrair turistas

AlessandroCabodoMundo

Os municípios de Matosinhos (Portugal) e Vilagarcia de Arousa (Espanha), geminados desde 1959, vão colaborar em projetos municipais, regionais, nacionais e transfronteiriços e desenvolver novas atividades para aumentar a procura turística e captar novos talentos, incluindo nómadas digitais.

No final de dois dias de cimeira bilateral, que juntou autarcas, técnicos, agentes culturais e empresários dos dois municípios em Matosinhos, ficou acordado colaborarem em projetos que visem o desenvolvimento e o enriquecimento ao nível económico, turístico, cultural e social dos dois municípios/territórios, adianta a Câmara de Matosinhos, em comunicado.

Além disso, os dois municípios comprometeram-se a desenvolver novas atividades físicas e digitais que permitam a troca de experiências e iniciativas bilaterais inovadoras de promoção económica e comercial entre os trabalhadores municipais e os agentes locais das suas regiões, sublinha.

Continuar a desenvolver e a apresentar conjuntamente em fóruns locais, regionais ou internacionais produtos endógenos dos dois territórios, tendo em vista aumentar a procura turística e captar novos talentos, incluindo os nómadas digitais, foi outro dos propósitos assinalados.

“Comprometem-se ainda a promover encontros regulares para discussão de iniciativas a desenvolver e avaliação dos resultados dos diversos projetos implementados, trabalhando nomeadamente as temáticas da economia do mar, turismo, atividades económicas industriais, comerciais e de serviços, da cultura e da ação social”, refere a autarquia.

Matosinhos e Vilagarcia de Arousa consideram de “essencial importância” que esta geminação permita, de forma ininterrupta, o encontro e uma maior aproximação entre as empresas, as associações de pendor turístico, cultural, profissional e social, os agentes locais e as populações dos dois municípios, designadamente através de ações concertadas e estruturadas que visem a promoção e dinamização conjunta dos dois territórios e de projetos de valorização de marcas e produtos.
“Estes dois dias de trabalho e de proximidade vão começar a dar frutos muito em breve. Os nossos empresários, os nossos empreendedores, artesãos e dirigentes desportivos tiveram a oportunidade de estreitar laços e projetar o futuro com a certeza de que as nossas comunidades irão sair favorecidas desta cooperação”, realça Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, citada na nota de imprensa.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter