Matosinhos e Vila do Conde realizaram cimeira intermunicipal

Foto: Francisco Teixeira/CM Matosinhos

Realizou-se, esta quarta-feira, dia 1, em Matosinhos, a 1.ª Cimeira Intermunicipal entre Vila do Conde e Matosinhos, na qual foram abordados assuntos de relevância para ambos os concelhos, designadamente assuntos focados nos territórios aos quais as autarquias pretendem dar atenção pormenorizada, tendo em conta as especificidades concelhias.

Para além da presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Conde e de Matosinhos, Vítor Costa e Luísa Salgueiro, respetivamente, marcaram também presença os restantes membros dos executivos municipais e equipas técnicas com vista a definir projetos e ações, que promovam o desenvolvimento sustentável e a coesão dos territórios e suas comunidades.

Foram vários os assuntos abordados, destacando-se a criação de um percurso ciclável entre Labruge/Angeiras e a Estação de Metro de Modivas, a beneficiação das margens do rio Onda e a valorização da sua paisagem agrária, bem como a requalificação da ponte pedonal que liga Labruge a Lavra.

Vítor Costa salientou a importância de se discutirem dinâmicas e desafios sociais de forma intermunicipal, tendo em conta a importância transversal da economia e ambiente, áreas que assumem uma relevância transversal e ultrapassam os limites territoriais.

Ficou ainda acordado a criação de um grupo de trabalho que se dedicará ao projeto de beneficiação e melhoria de acessibilidades entre Labruge e Lavra e à A28. Outro tema em cima da mesa foi a identificação e análise da possibilidade de apresentação de candidaturas intermunicipais ao Portugal 2030 e ao PRR.

Foram também trocadas impressões sobre a transferência de competências na Ação Social e Educação, a criação de um Julgado de Paz intermunicipal, a água e saneamento e proposto a criação de grupos de trabalho setoriais para a realização de eventos e atividades desportivas, culturais, de lazer e para a juventude, bem como para o desenvolvimento de ações de formação e partilha de boas práticas entre os colaboradores das autarquias.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter