Ranking hierarquizou os municípios nas dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento).
Lisboa e Porto são os melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios, de acordo com o ranking anual da consultora Bloom.
Na listagem nacional, em que nem o Algarve nem os Açores têm concelhos no ‘top-10’, são seguidos pelos municípios de Cascais, Braga e Coimbra.
Matosinhos ocupa o lugar 16. É o 17º melhor município para viver e 12º para visitar. Em Negócios a Matosinhos está em 15º como melhor município a nível nacional.
Quando verificado o Ranking a nível da Região Norte, Matosinhos está em 4º lugar geral.
O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” relativo a 2021 avalia o desempenho socioeconómico dos 308 municípios quanto à captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos oficiais, procuras e pesquisas online pelos concelhos e o desempenho destes nos seus ‘sites’ e redes sociais.
Estes dados quantitativos são convertidos por um algoritmo em três ‘rankings’ – hierarquizando os municípios nas dimensões “viver”, “visitar” (turismo) e “negócios” (atração de investimento)-, que, após ponderação, resultam num ranking geral.
A Bloom Consulting atribuiu ainda a distinção “Marca Estrela” a municípios que conseguiram resultados de destaque, alcançando posições importantes nas respetivas regiões ou nas dimensões do ranking.
A “Marca Estrela” foi atribuída a Setúbal (dimensão Nacional), Braga (Negócios), Vila Nova de Gaia (Viver) e Albufeira (Visitar).