Matosinhos e Maia entre os mais de 220 centros de saúde abertos na véspera de Natal

Mais de 40 centros de saúde abertos após as 20:00 nos dias úteis e 189 ao fim de semana Quarenta e dois centros de saúde estão a funcionar após as 20:00 nos dias úteis e 189 estarão abertos ao fim de semana para dar resposta a doença aguda não emergente, anunciou o Ministério da Saúde. Em comunicado, a tutela adianta que, numa altura de maior procura de cuidados de saúde, em resultado do aumento de infeções respiratórias e do tempo frio, que “pode descompensar a doença crónica”, os utentes devem contactar previamente a linha telefónica SNS24 (808 24 24 24) para “aconselhamento e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada”. O Ministério da Saúde salienta que os centros de saúde “são alternativa” às urgências dos hospitais “para consultas em situações não emergentes”. Os tempos de espera nas urgências dos hospitais aumentaram devido à maior afluência de doentes, sobretudo na quadra festiva do Natal e Ano Novo e motivada em parte pelo aumento de casos de gripe. Segundo a tutela, os centros de saúde realizaram mais de 50 mil atendimentos nos fins de semana alargados do Natal e Ano Novo. Neste período, que coincidiu com uma greve de enfermeiros, houve centros de saúde que funcionaram com horário mais extenso. No comunicado, o ministério enfatiza que a opção pelos centros de saúde em situações de doença aguda não emergente, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, “contribui para o melhor atendimento de todos os utentes e para diminuir a pressão nos serviços de urgência” dos hospitais. A nota acrescenta que a linha SNS24 recebeu 62 mil chamadas na semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro, mais 12% face à semana precedente.
Centro de Saude da Maia

No dia 24, 221 centros de saúde vão estar a funcionar e no dia de Natal serão 180, de acordo com o Ministério da Saúde. O atendimento vai permitir responder a situações de doença não urgente.

São os casos de Espinho, Gondomar, Guimarães, Maia, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes ou Santo Tirso.

Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fins-de-semana e feriados), de acordo com o que está previsto no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023, que o Ministério da Saúde apresentou no passado mês de novembro.

Pode consultar AQUI a lista dos centros de saúde que vão estar abertos nos próximos dias.

De acordo com as contas do gabinete de Manuel Pizarro, os cuidados de saúde primários asseguraram, nestes quatro fins-de-semana, mais de 66 mil consultas.

“No fim de semana de 17 e 18 de dezembro, os centros de saúde registaram 16.362 consultas de utentes que precisaram de resposta no próprio dia. No fim de semana de 10 e 11 de dezembro, tinham sido 16.971 consultas para doença aguda e no anterior, de 3 e 4 de dezembro, 16.536. Logo no primeiro fim de semana após a apresentação do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde tinham sido registadas 16.398 consultas”, informa-se numa nota enviada às redações.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter