Matosinhos com candidaturas ao PEE aprovadas num montante de 42 milhões de euros

Luísa Salgueiro (imagem de arquivo: © Notícias Primeira Mão)

Matosinhos tem mais de 42 milhões de euros já aprovados em candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), informa o município. A maior fatia da chamada “bazuca europeia” será investida em habitação.

Com estas verbas vão nascer mais 260 fogos, que serão construídos ou reabilitados, e que já receberam luz verde para avançar. Haverá um investimento nesta área superior a 37 milhões de euros, a maioria oriundos da candidatura a fundos do PRR e o restante financiamento pertencente ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

No âmbito do programa ‘1º Direito’, serão criados 105 novos fogos em dois edifícios devolutos, em S. Mamede de Infesta, com a empreitada a ser lançada este ano. Também 119 novos fogos serão construídos no bairro de S. Gens, em Custóias.

Dos 400 fogos municipais devolutos em várias áreas do concelho, o município vai destinar os primeiros 37, após reabilitação, para novos realojamentos ao abrigo do regime de arrendamento apoiado. As obras terão que ficar concluídas até ao final de 2026.

Haverá ainda uma fatia das verbas do PRR para ser empregue em apoios a instituições de solidariedade social, cerca de 1,2 milhões de euros.
Serão criadas 120 novas vagas em equipamentos sociais das áreas da terceira idade e deficiência. A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos construirá um lar de idosos para acolher 60 pessoas, num terreno cedido pela autarquia, em frente à Escola Básica de Matosinhos, com financiamento de cerca de 2,2 milhões de euros.

A Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE) vai construir um lar residencial para 30 pessoas e criará 30 novas vagas no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, na Escola EB1/JI da Portela, cedida por 25 anos, com mais 1,5 milhões de euros.
Foram já submetidas no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Comunidades Desfavorecidas, 20 candidaturas ao PRR, estando já cinco aprovadas, com um financiamento de 2,6 milhões de euros. As restantes 15, num montante de 6,9 milhões de euros, aguardam uma resposta.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter