Matosinhos assume “boas práticas” rumo à descarbonização

imagem DR

Terminam hoje as Conferências do P3DT que procuram soluções mais sustentáveis para os espaços das cidades portuguesas e que reúnem empresários, urbanistas e académicos.

Empresários, urbanistas, geógrafos e académicos participaram no arranque das Conferências do P3DT – Políticas Públicas, Planeamento e Desenvolvimento Territorial que decorrem até esta sexta-feira no salão nobre da Câmara de Matosinhos e que incluem uma saída de campo por toda a área de Matosinhos Sul.

As conferências têm por tema a “Cidade Descarbonizada” e, como referiu na sessão de abertura a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, “Matosinhos é hoje reconhecida pelas boas práticas do ponto de vista urbanístico e Matosinhos Sul é uma referência”. Uma área de antigas unidades industriais ao abandono que acabou transformada numa zona urbana consolidada.

O presidente da comissão organizadora, José Fernandes, juntamente com o também geógrafo Jorge Pinto, comanda esta tarde, pelas 17h00, uma saída de campo depois de uma outra ocorrida ontem à encerrada refinaria da Petrogal, em Leça da Palmeira.

“Esperemos que o que vai acontecer a Norte, em Leça da Palmeira, seja também um bom exemplo urbanístico”, afirmou a presidente da Câmara de Matosinhos, dando o exemplo da gestão dos municípios na STCP como um “importante passo na descarbonização”. Nesse contexto, Luísa Salgueiro apelou à Academia que ajude as autarquias com uma “abordagem supramunicipal de planeamento”, que evite “abordagens em tempos diferentes e com formas diferentes”.

Esta edição das Conferências do P3DT em Matosinhos sucedem-se a outras já realizadas no Porto, Gaia, Ermesinde (Valongo) e Santo Tirso, destinando-se a técnicos superiores e dirigentes da administração pública local, intermunicipal e central, nos domínios do urbanismo, gestão urbanística e ordenamento do território, ambiente, economia e transportes.

Região norte e Madeira com as maiores quebras de natalidade em 2021

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter