Matosinhos assinala passagem hoje de competências de Ação Social para o município

Foto: CMM Francisco Teixeira

Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social situa-se na Rua Brito Capelo.

A partir de hoje, o Serviço de Atendimento e de Acompanhamento Social (SAAS) passa a ser da responsabilidade do município de Matosinhos.
A alteração deve-se à descentralização de competências da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais em matéria da Ação Social (Lei 50/2018 de 16 de agosto).
Entre as novas competências, o município passa a assegurar o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, o acompanhamento da componente de inserção aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), bem como o atendimento de situações de emergência social.

A ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos é a entidade responsável pela operacionalização do SAAS.
O trabalho é assegurado por uma equipa técnica constituída por profissionais de serviço social, de educação social, de psicologia, de ação direta, administrativos e coordenadora.
A sede do SAAS funciona no Centro Comercial Antiga Câmara, Rua Brito Capelo, nº 223 – loja 27, que recebeu hoje a visita da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Luísa Salgueiro salientou que, “na realidade, Matosinhos já tinha um protocolo com a Segurança Social para atendimento e acompanhamento social e ainda o protocolo do RSI, assinado em 2004, que acompanha em média 909 famílias, correspondente a 2850 pessoas, em mais de 2900 atendimentos, 3210 visitas domiciliárias e 892 consultas de psicologia”.

O protocolo tem tido “resultados satisfatórios” com “mais de 100 famílias” a prescindirem da medida RSI por “regresso ao mercado de trabalho”.
A autarca acrescentou ainda: “Mais de 230 pessoas apresentaram melhorias relativas à procura ativa de emprego ou integração em formação e 335 crianças/jovens desenvolvem competências pessoais, sociais ou escolares. Agora, vamos alargar o nosso universo de trabalho. Não posso negar que é um grande desafio, mas a nossa experiência, por um lado, e a nossa ambição, por outro, são garantias de que a população de Matosinhos vai ter acesso a um serviço mais qualificado”.

O atendimento e acompanhamento social das pessoas e famílias é realizado na sede do SAAS e nas quatro Uniões de Freguesias do concelho. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter