Matosinhos apresenta estratégia cultural até 2034

Foto CM Matosinhos

O Plano Estratégico Municipal Cultura Matosinhos 2034 foi apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, numa sessão ontem ao final da tarde.

O documento pretende responder a um conjunto de objetivos que, no futuro, permitam criar dinâmicas culturais verdadeiramente enquadradas com as necessidades, anseios e gostos dos variados públicos, adequando-se às condições técnicas e estruturais existentes.

Para o efeito, irá analisar vários fatores associados à atividade cultural municipal, nomeadamente o contexto cultural de Matosinhos e os impactos dos investimentos municipais na área.

A elaboração do plano irá decorrer faseadamente e pretende ser um processo colaborativo e participativo, recolhendo o contributo das comunidades cultural, desportiva, económica e académica.

A apresentação esteve a cargo de Manuel Gama, investigador do Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (POlObs/CECS) da Universidade do Minho, que coordenará e conduzirá cientificamente a metodologia do Plano Estratégico agora em desenvolvimento.

Na sessão marcaram ainda presença a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador da Cultura, Fernando Rocha, bem como representantes de associações, agentes de educação, entre eles professores de ensino público secundário e universitário.

A próxima fase do Plano Estratégico Municipal Cultura Matosinhos 2034 decorre já na próxima segunda-feira, 18, pelas 21h00, no auditório do Salão Paroquial de Leça da Palmeira. Esta fase é direcionada para as associações do concelho. Mais de 100 coletividades culturais, desportivas, ligadas à juventude, à ação social, entre outras serão convidadas a estarem presentes e a darem o seu contributo.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter