A partir de hoje, dia 7 de julho, já é possível submeter pedidos de urbanismo e pagar a taxa associada, com a emissão do respetivo recibo, sem ter que se deslocar ao Edifício dos Paços do Concelho, em Matosinhos.
A câmara municipal de Matosinhos implementou uma nova plataforma eletrónica “simples e intuitiva”, para dar ao munícipe a possibilidade de aceder aos processos em todas as suas fases de forma fiável, segura, rápida e completa. Assim, a cidade dá mais um passo no sentido da modernização administrativa e transição digital dos serviços de urbanismo.
A apresentação decorreu hoje no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a participação da presidente da câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
“Com a criação da plataforma ‘Urbanismo Digital’, a autarquia volta a apostar nos meios digitais para simplificar a vida aos munícipes, possibilitando uma melhor comunicação, maior transparência e mais celeridade em todos os processos de operações urbanísticas, além de reduzir o consumo de papel e os consumíveis de impressão”, segundo a autarquia.
Matosinhos também promete implementar outras medidas em breve, para adicionar valências à plataforma, como o atendimento ao público que permitirá aos cidadãos agendar na hora, reuniões com os serviços de urbanismo.
O acesso gratuito a plantas topográficas e de cartografia em geral, a informação geográfica de consulta de todos os Instrumentos de Gestão Territorial e Servidões de Utilidade Pública do Concelho de Matosinhos (como o Plano Diretor Municipal, Plano de Mobilidade e Transportes, Planos de Urbanização e Pormenor), de cartografia, de cadastro ou de ortofotomapas, são outras das opções também já disponíveis no site.
Destaque ainda para a transição do Arquivo de Urbanismo para o digital, a atualização do Sistema de Gestão Documental e o desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) integrado entre todos os serviços municipais com ação direta no território.
Veja o vídeo sobre a plataforma: