Matosinhos anuncia 86 câmaras de videovigilância e reforço de elementos na Polícia Municipal

Foto A Santos

A Câmara Municipal de Matosinhos anunciou para o último trimestre do ano a instalação de 86 câmaras de videovigilância em 56 locais do concelho, num investimento que rondará os 2,5 milhões de euros.

A compra e a instalação das câmaras de videovigilância deverão estar concluídas até ao final do primeiro semestre de 2027, refere a autarquia em comunicado, depois de ter anunciado esta medida no Conselho Municipal de Segurança de Matosinhos.

As câmaras de videovigilância serão instaladas em 56 locais estratégicos com especial incidência no centro de Matosinhos, na envolvente do centro comercial NorteShopping e em zonas tidas como prioritárias nas freguesias de Matosinhos e Senhora da Hora.

A autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, salienta que todo o estudo técnico e operacional já foi entregue à PSP, que está a proceder à sua análise.

Após esta fase, o processo seguirá para o Ministério da Administração Interna e, posteriormente, para a Comissão Nacional de Proteção de Dados, cumprindo todas as etapas legais e procedimentais até à autorização final, especificou a Câmara Municipal.

“A proteção das pessoas, nomeadamente do comércio local, é uma prioridade política clara porque está diretamente ligada ao emprego, à economia e à qualidade de vida das populações”, reforçou a presidente da Câmara, citada no comunicado.

Luísa Salgueiro contou ainda ter sido informada esta terça-feira pela PSP da detenção de vários indivíduos.

“Isso deixa-nos mais tranquilos, mas não resolve a perceção de insegurança que já se sente junto da população”, sublinhou Luísa Salgueiro.

Na próxima semana, a autarca vai reunir com a Associação de Comerciantes de Matosinhos e com as associações representativas do setor da restauração para debater o tema da Segurança.

De forma a reforçar os meios de prevenção, fiscalização e resposta à população, o executivo municipal vai debater, na reunião privada de quarta-feira, a abertura de um concurso externo para o reforço de mais 20 agentes municipais.

Já na última sexta-feira, os vereadores do PSD na Câmara de Matosinhos revelaram estar preocupados com o “aumento alarmante de assaltos” no concelho.

“Nas últimas semanas, registou-se um número significativo de incidentes com montras vandalizadas e caixas registadoras roubadas, resultando em prejuízos materiais consideráveis para os comerciantes locais”, sublinharam os social-democratas.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter