Matosinhos aderiu ao projeto Integrar Valoriza dirigido aos imigrantes

Foto: DR

A Câmara Municipal de Matosinhos aderiu esta semana ao projeto-piloto “Integrar Valoriza” da Região Norte, num projeto que integra 15 municípios da região e que tem como objetivo reforçar as políticas de integração dos imigrantes.

A cerimónia da assinatura dos protocolos realizou-se por videoconferência, contando com os responsáveis de cada município, bem como a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira, o Vice-Presidente da CCDR Norte, Beraldino Pinto, e a Presidente do Conselho Diretivo do ACM, I.P., Sónia Pereira.

Recorde-se que, no âmbito deste projeto-piloto, em colaboração com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), as Câmaras Municipais comprometem-se a trabalhar em rede e a ter políticas de integração dos imigrantes em várias áreas, como a habitação, o emprego e a educação, trabalhando-as de forma articulada.

O projeto-piloto foi instituído através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2021, de 9 de julho do ano passado, “tendo em vista garantir à população migrante uma resposta articulada e integrada dos municípios com as várias áreas governativas e demais serviços públicos, fortalecendo sinergias que permitam alcançar novos patamares de integração”.

Para além de Matosinhos, aderiram a este projeto, na Região Norte, os municípios de Alfândega da Fé, Braga, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Espinho, Esposende, Viana do Castelo, Moimenta da Beira, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Trofa, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Famalicão.

Partilhar:
  •  
  •  
  •  
  •  
Subscreva a nossa Newsletter