Matosinhos adapta 56 km de caminhos rurais para pessoas e bicicletas

A Câmara Municipal de Matosinhos começou a requalificar um dos caminhos rurais que integrará, no futuro, o Parque Rural, um espaço de 56 quilómetros de caminhos rurais requalificados e adaptados à mobilidade de pessoas e de bicicletas.

Quando estiver terminado, o Parque Rural será “o maior parque aberto da Área Metropolitana do Porto”, adiantou Luísa Salgueiro, prsidente da Câmara de Matosinhos, em declarações à Lusa.

O objetivo do Parque Rural de Matosinhos, considerado como “um dos projetos mais estruturantes do Plano Diretor Municipal (PDM)”, é requalificar os caminhos rurais, tendo como foco a mobilidade e o acesso aos campos agrícolas, mas adaptando-os à circulação a pé ou de bicicleta.

Além de promover o reordenamento das áreas de acesso aos campos agrícolas, mantendo e respeitando a identidade dos atuais usos ligados à atividade agrícola, o parque pretende valorizar os percursos com património edificado como, por exemplo, os moinhos e antigos complexos agrícolas com valor arquitetónico ou patrimonial.

Inserido neste projeto, será criado um Observatório da Paisagem para descanso e observação de fauna e flora.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter