Mais de duas toneladas de biqueirão foram apreendidas em Matosinhos

GNR UCC - Apreensão biqueirão 27SET

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu na segunda-feira, dia 26, 2.250 quilos de biqueirão (Engraulis encrasicolus), no concelho de Matosinhos.

No âmbito de uma ação de fiscalização no porto de pesca de Matosinhos, os militares da GNR detetaram a venda do pescado em lota, registado em nome de uma embarcação que não o capturou, motivo pelo qual procedeu à sua apreensão, ficando o valor da venda à ordem do processo.

No decurso da ação policial foi identificado um homem de 56 anos. Refira-se que este tipo de infração é punível com uma coima máxima de 125 mil euros.

«A gestão da quota de biqueirão atribuída a Portugal é assegurada através de medidas que visam a gestão sustentável dos recursos marinhos, envolvendo a participação e acompanhamento das associações e organizações de produtores representativas do sector, respeitando os pareceres científicos e assegurando uma pesca que contribua para a melhoria dos rendimentos da atividade com níveis de exploração biologicamente sustentáveis», alerta a GNR em comunicado.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter