Maioria dos estudantes precisa de mais de três anos para concluir curso superior em Portugal

Em Portugal, apenas 38% dos estudantes completa a licenciatura em três anos. A maioria (72%) precisa até mais três anos para concluir o curso, revela o relatório “Education at a Glance 2022”, divulgado esta segunda-feira em Paris. Quase 50% dos jovens adultos (dos 25 aos 34 anos) têm formação superior mas ainda há 17% sem o Secundário.

“O Ensino Superior em Portugal está largamente orientado para as necessidades dos grupos etários tradicionais de estudantes”, lê-se no relatório “Education at a Glance 2022”.

O envelhecimento da população e consequente diminuição do número de jovens “é uma pressão” sobre as instituições, que devem ajustar a sua oferta para incentivar os adultos a requalificarem-se, recomenda a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). “Permitir que os estudantes se matriculem em tempo parcial é outra maneira importante de facilitar o acesso ao Ensino Superior”, frisa o relatório, sublinhando que em Portugal só 5% dos estudantes frequentam horário pós-laboral, quando a média da OCDE é de 22%.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter