Maiatos em grande no arranque da época 2022

Foto: Maiatos

Maiatos arrancaram em três frentes a época 2022 com pódios e grande prestação.

O arranque da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa fez-se com um pelotão de 140 atletas e um circuito complexo e exigente ao longo de aproximadamente 82km com pavé, sterrato, blocos, ganchos cegos, retas de cara ao vento, caminhos agrícolas entre vinhas e pequenos povoamentos.

As elites e Sub 23, fizeram 3 voltas a um percurso que totalizava 81,2 quilómetros de distância. Na categoria mais alta, Maaris Meier foi a terceira classificada, a vencedora foi Iuliia Legkova (Korpo Activo/Penacova)  seguida por Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense).

Ainda em Elites Ilda Pereira, fez algumas fugas dando mais de um minuto ao pelotão terminando ao sprint na quinta posição, Alessia Teixeira terminou em 19º lugar devido a uma brutal queda a 1 km da meta, onde teve que ser assistida pela equipa médica.

Na categoria de Juniores Patrícia Duarte teve uma queda aparatosa, ficando com algumas lesões e consegue terminar a prova na 14ª posição, já Clara Teixeira termina na 20ª posição.

A Master 40 Noémia fez uma excelente prova estando sempre no pelotão principal até mais de metade da prova, terminando no 8º lugar.

Chuss Barros, Vânia Gregório e Cláudia Calema, não alinharam nesta prova devido a problemas de saúde.

As próximas provas são já em 9 e 10 de Abril com uma etapa em Albufeira, Algarve e Setúbal, Aldeia de Paio Pires.

A campeã Nacional de Enduro Sara Ferreira dos Maiatos foi a melhor Portuguesa na prova Downhill em Tarouca, onde estiveram presentes os campeões do mundo em feminino e masculinos e ainda grandes pilotos mundiais.

A competição, de classe 1 UCI, atraiu um lote de atletas de excelência. Apesar dos adversários fortes, Amaury Pierron foi totalmente dominador. Conseguiu a melhor marca na descida de qualificação, mas ainda melhorou o registo na final, parando o cronómetro nos 2’39”750, o que lhe valeu o triunfo em Tarouca. O português Gonçalo Bandeira, com um desempenho de excelência na descida da tarde, intrometeu-se entre os melhores do DHI internacional, conseguindo o segundo posto, apenas a 1,807 segundos do vencedor. O francês Benoit Coulanges (Dorval AM Commençal) fechou o pódio, a 2,304 segundos.

Myriam Nicole, campeã mundial em título e número um do ranking UCI, confirmou o estatuto. Foi a mais veloz nas descidas de qualificação e da final, estabelecendo o melhor registo feminino da tarde em 2’58”347. Valentina Höll (RockShox Trek Race Team) ficou na posição imediata, a 2,479 segundos, deixando o lugar mais baixo do pódio para Tahnee Seagrave (Canyon CLLCTV/FMD Factory Racing Team).

Em Juniores Masculinos o Maiato Rodrigo Rodriguez terminou na 37ª posição devido a um furo durante a descida final.

Nos Master 40, Rui Oliveira terminou em 14ª e Luís Ferreira em 19º, já o Maurício Conceição não fez a prova devido a uma avaria mecânica.

Na prova de Enduro realizada em São Brás de Alportel no Algarve a Campeã de Enduro, a Maiata Sara Ferreira sobe ao 2º lugar no pódio a 44 segundos da Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling),

O estreante Rodrigo Bicho, Juvenil consegue um excelente 3º lugar, em elites Ruben Queirós termina na 21ª posição, o 8º lugar foi para o Júnior Rodrigo Rodrigues, em Master 30 Rodrigo Magalhães termina na 12ª posição, em Master 45 Luís Ferreira termina na 10ª posição e Rui Oliveira na 13ª, em E-MTB João Lopes termina em 23º.

A próxima prova será em Lorvão.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter