Maiambiente celebra os 20 anos com sessão na internet no dia 4

 

 

A Maiambiente, empresa municipal da Maia responsável pela recolha de resíduos urbanos no concelho, completa 20 anos de existência. No próximo sábado, dia 4, pelas 11h00, realiza uma sessão solene, através das redes sociais.
A Maiambiente é uma empresa pública municipal, criada em 31 de agosto de 2001, ao abrigo da Lei n.º 58/98, de 18 de agosto, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira e património próprio, sujeita aos poderes de tutela e superintendência da Câmara da Maia.
Tem como objeto principal, por delegação da Câmara Municipal da Maia, a remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, a recolha seletiva de materiais recicláveis e a manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos, no concelho da Maia. Poderá também exercer, com caráter acessório, outras atividades relacionadas com o seu objeto, designadamente a elaboração ou promoção de estudos de desenvolvimento estratégico, sustentabilidade e outros.
Atualmente a Maiambiente encontra-se a desenvolver um projeto-piloto inovador, em parceria com a Câmara da Maia, o “Recicle mais, pague menos”.
O projeto “recicle mais, pague menos” arrancou no início de maio e abrange nesta primeira fase 3.500 fogos e perto de 10.000 pessoas.
O projeto “Recicle Mais, Pague Menos” aplica o conceito de “utilizador-pagador” ou, no caso do lixo, “poluidor-pagador” e que consiste num sistema a nível mundial conhecido por PAYT (da sigla inglesa “Pay As You Throw”, que pode ser traduzido para “pague consoante o lixo que produz”).
Até ao momento, o pagamento da recolha de resíduos sólidos (RS) estava indexado ao consumo da água na fatura dos SMAS da Maia, mas a partir de agora, a fatura passa a incluir o preço apenas dos litros de RS indiferenciados efetivamente recolhidos pela Maiambiente, não sendo contabilizados para a fatura os resíduos separados para reciclagem. Isto, independentemente do consumo da água.
A Maiambiente eleva assim a fasquia da inovação, numa altura em que celebra 20 anos de existência.
Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter