Maia recebeu representante da União Europeia

Foto CMM

O autarca António Silva Tiago recebeu ontem ao fim da tarde, nos paços do concelho, a representante da União Europeia (EU), embaixadora Sofia Moreira de Sousa.

Durante a reunião, a diplomata partilhou com o presidente da Câmara da Maia e com os membros do Executivo que o acompanhavam, alguns aspetos interessantes da sua experiência de mais de 20 anos em assuntos europeus.

Nestas duas décadas, Sofia Moreira de Sousa desempenhou funções enquanto embaixadora adjunta da UE na África do Sul, no período de 2014-2017, conselheira do secretário-geral adjunto do Serviço Europeu para a Ação Externa e conselheira política do representante especial da UE (REUE)/embaixadora da UE junto da União Africana, em Adis Abeba, bem como do REUE para o Sul do Cáucaso. Trabalhou igualmente no Secretariado-Geral do Conselho da UE, na Agência Espacial Europeia e na Academia de Direito Europeu, em Trier.

Sofia Moreira de Sousa expressou a opinião de que “os municípios devem ter uma relevante palavra a dizer e serem uns importantes aliados na disseminação das ideias e das políticas europeias”, acrescentando que é necessário “trazer Bruxelas para mais próximo dos cidadãos, tal como preconizado por uns dos princípios fundamentais do Tratado da UE, o princípio da subsidiariedade”.

Silva Tiago expressou ser um “europeísta convicto”, concordando com aquela perspetiva. Assim, acrescentou que “o Município da Maia está permanentemente recetivo à cooperação institucional com a União Europeia, através dos seus órgãos de poder e organismos com os quais mantemos uma relação regular no desenvolvimento dos inúmeros projetos que temos em execução e em planeamento”.

O edil saudou com particular afeto a diplomata sublinhando a sua condição de maiata.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter