Escola do concelho da Maia premiada no concurso da Escola Amiga

Infantário Monfortinhos de Real

O projeto Brincar nos Quintais, do Jardim de Infância Monfortinhos de Real, na cidade da Maia, venceu o galardão da categoria “Espaço Escolar”, da 4ª edição da iniciativa Escola Amiga. Este projeto nasceu aquando do segundo confinamento.

Brincar nos Quintais promoveu a brincadeira ao ar livre e a exploração sem a limitação do tempo do “relógio,” uma necessidade visível e um pedido dos alunos.

Para tal, foi feito um levantamento, pela Rua de Real, Rua do Cavaco e S. Romão, das pessoas que estariam recetivas a colaborar e abrir o seu quintal. Os vizinhos, alguns já a viver sozinhos, aderiram de imediato. Desde a exploração livre destes espaços, à participação na desfolhada ou à simples troca de produtos agrícolas ou experiências, tudo fluiu de uma forma natural, contextualizada, sobretudo carinhosa.

Para além dos parques e espaços verdes municipais já visitados pelos alunos, colocou-se “pés ao caminho” e descobriram-se trilhos e espaços de uma beleza natural única. Além do brincar sentiu-se também a necessidade de criar, nesses espaços, memórias felizes que se materializaram, por exemplo, com os tradicionais piqueniques. Aprendeu-se também a cuidar destes espaços e a deixá-los sempre cuidados para que todos pudessem usufruir deles.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 1000€, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa.

A 4ª edição da Escola Amiga conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, note!, Clube de LeYtura e REN.

Esta edição conta com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter