Macau e Hong Kong suspendem importação de carne de ave do distrito do Porto

Foto J Gomes

 

Em causa a gripe aviária, que afeta esta região.
A região semiautónoma chinesa de Macau anunciou na quarta-feira a proibição de importação de carne de ave e derivados, incluindo ovos, provenientes do distrito do Porto, após a deteção de casos de gripe aviária comunicados pela Organização Mundial de Saúde Animal. A decisão segue-se a uma medida idêntica tomada na véspera por Hong Kong.

Em comunicado, o Instituto para os Assuntos Municipais (IAM) de Macau informou que a suspensão entra em vigor de imediato e abrange também várias regiões da Polónia, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido e Estados Unidos, igualmente afetadas por surtos da doença.

Na terça-feira, Hong Kong já tinha anunciado a suspensão das importações de carne de ave e ovos oriundos do Porto, justificando a decisão com a necessidade de “proteger a saúde pública”. A autoridade local recordou ainda que, segundo dados oficiais, Hong Kong não importou carne de ave nem derivados provenientes de Portugal nos primeiros nove meses de 2025.

As restrições agora impostas pelas duas regiões asiáticas surgem após a notificação internacional de novos casos de gripe aviária, com impacto direto nas exportações portuguesas do setor avícola.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter