A recandidata pelo PS à Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, pretende no próximo mandato continuar a “promover uma educação inclusiva, reduzindo o abandono escolar e ampliando os apoios à saúde mental e ao bem-estar das nossas crianças e jovens”.
Lembrando que foram investidos “17 milhões de euros por ano” na Educação, Luísa Salgueiro apresenta nas 25 prioridades do programa para o próximo mandato, áreas relacionadas com as escolas. A 5ª prioridade é “criar mais 300 vagas em Creche”. A 13ª é “promover a reabilitar de 9 escolas e a adaptação dos pavilhões desportivos escolares para a prática competitiva”.
O programa eleitoral para os próximos quatro anos apresenta ainda várias apostas para o futuro educativo: “está prevista a certificação total dos bufetes escolares, vamos criar novas salas de pré-escolar de apoio especializado e aprofundar a articulação entre educação, saúde e ação social, com programas de literacia alimentar, promoção de estilos de vida saudáveis e reforço da inclusão”.
Luísa Salgueiro deixa ainda no seu programa promessas do que vai continuar a fazer, caso seja reeleita: “alargar o número de vagas no pré-escolar, garantindo cobertura integral para crianças com 3 anos; aprofundar o apoio à inclusão dos alunos com necessidades específicas e reforço das unidades de apoio à aprendizagem; proporcionar a Merenda gratuita a todas as crianças do 1º Ciclo, e não só ao escalão A e B; aumentar do número de vagas de atividades de ocupação de férias; implementar de um programa municipal de prevenção do abandono escolar; reabilitar as Escolas, cumprindo o Acordo de Descentralização com o Governo: EB da Barranha; EB Maria Manuela Sá; EB Dr. José Domingues dos Santos; EB Custóias; EB Irmãos Passos; EB Leça do Balio.
A Câmara quer ainda reabilitar as Escolas: EB do Godinho; EB da Amieira; EB da Barranha. Luísa Salgueiro promete ainda “reforçar os rácios de pessoal não docente.”