Luísa Salgueiro defende aposta na profissionalização dos bombeiros

Luísa Salgueiro (Foto de Arquivo PM)

A presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro (PS), defendeu hoje que a profissionalização dos bombeiros pode ser a resposta para a falta de capacidade que o país enfrenta no combate aos incêndios.

“Porventura, está no momento de nós olharmos de forma diferente para a resposta em que o país assenta”, referiu, sustentando que a rede de associações humanitárias e de bombeiros voluntários deveria ser complementada com a “profissionalização” para que não estejamos “sempre nesta angústia da falta de capacidade de resposta”.
O conselho diretivo da ANMP reuniu durante a manhã de hoje em Coimbra, tendo sido abordadas as dificuldades para combater os fogos espalhados por vários pontos do país, depois de uma época até então calma.

A presidente da ANMP aproveitou ainda para deixar uma palavra de pesar pelas vítimas dos incêndios das últimas horas, manifestando também a sua solidariedade para com os autarcas que viram os seus concelhos serem atingidos.

A também presidente da Câmara Municipal de Matosinhos disse ainda que agora é necessário identificarem-se rapidamente os danos e os prejuízos, para “não só indemnizar as pessoas lesadas, mas sobretudo para refazer vidas, que é o que está em causa”.
“As pessoas ficam com as vidas destruídas, perdem todos os seus haveres e, portanto, é decisivo que sejamos capazes de responder, mas também responder rapidamente, porque a vida das pessoas não pode ficar em suspenso”, concluiu.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter