Livro “Mulheres Incomuns” promove impacto feminino na liderança: apresentação no Porto é na segunda-feira

livro Mulheres Incomuns

É já no próximo dia 8 de janeiro, pelas 18h00, que Mulheres Incomuns irão “invadir” a Fundação Cupertino de Miranda, no Porto. O propósito desta iniciativa é a apresentação de um livro e a sessão será dedicada a Luísa Ferreira e Maria Amélia Cupertino de Miranda, duas das mulheres de referência retratadas na obra.

A sessão do Porto, que terá Vera Margarida Cunha como anfitriã, a apresentação a cargo de Luísa Bernardes e João Luís Peixoto de Sousa, conta ainda com a presença de Luís Marques Mendes, Luísa Ferreira, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Rita Pedro e Susana Castanheira, para além de um momento musical e de uma sessão de autógrafos.

A Comunidade Mulheres Incomuns é um projeto alinhado com a agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável que nasceu da vontade de Luísa Bernardes, Susana Castanheira e Vera Margarida Cunha contribuírem para que os «extraordinários percursos e sucessos alcançados pelas mulheres em Portugal sejam mais conhecidos, inspirando outras mulheres a darem a conhecer-se e, assim, criar um movimento na sociedade civil que contribuirá para que a liderança no feminino deixe de ser a exceção ou uma mera questão de quotas».

Foi no seio deste propósito e com uma vocação de voluntariado que nasceu uma Comunidade de Celebração do Sucesso Feminino e a sua primeira ação: escrever um livro sobre mulheres de referência que se destacam na sociedade pelos seus percursos profissionais e pessoais.

O livro Mulheres Incomuns é uma obra a 24 vozes (12 mulheres retratadas e 12 mulheres escritoras) que apresenta projetos e trajetos pessoais e profissionais muito diversos.

Esta obra conta os percursos e as aprendizagens de vida de: Cecília Carmo, retratada por Catarina Mendes Martins; Céline Abecassis-Moedas, retratada por Manuela Almeida Carvalho; Cidália Pina Vaz, retratada por Helena Moura; Conceição Zagalo, retratada por Ana Isabel Gonçalves dos Santos; Isabel Ferreira, retratada por Cristina Passas; Luísa Ferreira, retratada por Rita Pedro; Luísa Neto, retratada por Vera Margarida Cunha; Manuela Grazina, retratada por Luísa Bernardes; Maria Amélia Cupertino de Miranda, retratada por Susana Castanheira; Maria Manuel Leitão Marques, retratada por Isabel Almeida Gomes; Rita Nabeiro, retratada por Vanda Narciso; e Sílvia Nunes, retratada por Ângela Santos.

Mulheres Incomuns, editado pelo Grupo Vida Económica, e já à venda, tem um calendário abrangente de sessões de lançamento que irão percorrer o país até ao final de abril de 2024.

Partilhar:
Subscreva a nossa Newsletter